segunda-feira, 5 de março de 2012

Beisebol Parte II- As Regras


Continuando nossa série de Posts sobre Beisebol, vamos falar sobre as regras. O Beisebol é um esporte cheio de regras, vamos passar algumas, para que você possa começar a gostar deste esporte cheio de emoções e tradição; por exemplo você sabia que o Boné é um item obrigatório no Beisebol? Pois é não vou mentir você só vai entender 100% do jogo assistindo, mas com estes Posts do TOE você vai começar a curtir o Beisebol.

Regras

Campo

O campo é no formato de um quarto de círculo, sendo o centro a área do arremessador, o raio varia entre 302 pés (92m) e 355 pés (108,2m).
Cada aresta do diamante (quadrado onde ficam as 4 bases) possui 90 pés (27,4m), a área de areia possui raio de 95 pés (28,9m).
A área do arremessador fica no centro do diamante, é coberta de areia e possui raio de 9 pés (2,73m).


Partida

  • Cada equipe ataca e defende alternadamente. A equipe que defende entra em campo com nove jogadores. A que ataca, logo de início, conta com apenas um, o rebatedor. Todos os jogadores da equipe atuam como rebatedores, um por vez, numa sequência estabelecida pelo técnico antes do início da partida — a ordem de batimento ou line up.
  • A partida é disputada em nove entradas (innings). Uma entrada é formada por um turno de ataque e um de defesa, para cada equipe. Os visitantes começam no ataque. A mudança acontece quando a equipe que defende consegue eliminar três jogadores adversários (rebatedores e/ou corredores).
  • Não existe empate. Se no final das nove entradas o jogo estiver empatado, entradas extra vão sendo acrescentadas até ao desempate.
  • Se o batedor não conseguir completar as quatro bases na mesma jogada, ele pára naquela que tiver alcançado e um novo batedor entra na partida. O batedor anterior é agora chamado de corredor e continua na tentativa de completar as bases.
  • Uma equipe consegue anotar uma corrida quando um corredor consegue percorrer o diamante formado pelas quatro bases. A corrida para as bases começa logo quando o rebatedor bate a bola arremessada pelo lançador (pitcher) dentro da área de jogo. O rebatedor corre até que um defesa consiga devolver a bola para algum de seus companheiros que ficam posicionados junto às bases.
  • Também se anota uma corrida quando o rebatedor bate a bola, de forma válida, para fora do campo de jogo (home run). Se houver corredores em base, eles também anotam.
  • Um rebatedor é eliminado quando o pitcher lança três bolas corretamente e ele não consegue bater. Strike é como se chama a um lançamento que chega ao batedor no espaço entre o joelho e as axilas, com uma largura de 48,18 centímetros da correspondente à home plate, formando assim um retângulo imaginário chamado de zona de strike. Quatro bolas fora da zona, ou uma bola que atinge o rebatedor, colocam ele automaticamente na primeira base , também chamado de walk.
  • O rebatedor também é eliminado quando: um dos defensores pega a bola batida antes que ela caia no chão; quando os defensores conseguem chegar à base com a bola, antes do corredor; ou quando um defensor toca o corredor com a bola antes que ele alcance uma base.
  • Um corredor nas bases é eliminado quando uma bola batida o atinge; quando, deixando sua base, a bola batida é agarrada antes de cair ao chão (fly out ou line out), e os defensores conseguem chegar à mesma base com a bola antes que o corredor volte.
  • Home run é o nome da jogada em que o batedor bate a bola para fora dos limites do campo e consegue completar as quatro bases na mesma jogada.
  • Called game é quando o jogo termina se a diferença for de quinze corridas na quinta entrada ou de dez pontos na sétima entrada. (isso não ocorre na MLB) 

Amanhã a continuação com equipamentos e posições do jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário